Insights sobre educação e lazer
Olá,
Nesta página você encontrará pensamentos, reflexões e conceitos sobre educação e lazer.
A educação social vai ao encontro das novas realidades sociais, visto a necessidade frente às demandas sociais para além dos espaços escolares, culminando em projetos socioeducativos. Importa dizer que ações educativas vinculadas à prática pedagógica devem ser imbuídas de intencionalidade, realizadas ou não em ambientes escolares, e estarem balizadas por objetivos e metodologias pedagógicas para práxis educativa transformadora.
A educação vai além da instituição escolar, a considerar uma “educação do homem integral, em todas as suas relações com a sociedade, inclui a diversidade individual e social, abrange as transformações e os avanços do conhecimento e se dirige a todas as faixas etárias e a todas as etapas da vida” (Machado, 2009, p. 133).
Para Dumazedier (1973), o lazer foi conceituado a princípio como:
“(...) um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou ainda para desenvolver sua formação desinteressada, sua participação social voluntária, ou sua livre capacidade criadora, após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.” (Dumazedier.1973 ,p.34)